ESCOLHA O MELHOR CAMINHO PARA SUA EMPRESA EXPERIMENTE O PODER DO

PROJETO EMPRESA ENXUTA

OEE - Overall Equipment Effectiveness

Eficiência Global de Equipamentos

Deixamos em destaque essa poderosa ferramente da produtividade industrial, uma vez que consegue mostrar a realidade nua e crua. A ferramenta funciona com a fórmula:

OEE = disponibilidade x performance x qualidade

Disponibilidade

A disponibilidade nos diz quanto tempo o equipamento produziu em relação ao tempo total disponível para produção, sendo calculado da seguinte maneira:

Disponibilidade% = (Tempo produzindo / Tempo programado) * 100%

Como pode-se observar, quanto maior o tempo produzindo, maior a disponibilidade. E quanto menor a disponibilidade, maior é o tempo que o equipamento ficou parado.

Performance

A performance nos diz quão bem o equipamento produziu, enquanto estava produzindo.  

 

Está Relacionado com a velocidade de operação do equipamento. A performance compara a quantidade produzida com a quantidade teórica que poderia ter sido produzida enquanto o equipamento estava produzindo, independente da qualidade do que foi produzido, sendo calculado da seguinte maneira:

Performance% = (Quantidade Produção Real / Quantidade Produção Teórica) * 100%

Ou seja, podemos medir a Performance instantânea do equipamento medindo o tempo ciclo real e comparando com o tempo ciclo padrão.

Qualidade

A qualidade nos diz a qualidade daquilo que saiu da máquina, ou seja, quantos itens bons foram produzidos em relação ao total de itens produzidos, sendo calculado da seguinte maneira:

Qualidade% = (Quantidade de Bons / Quantidade Total Produzida)* 100%

Quantidade Total Produzida = Quantidade de Bons + Quantidade de Ruins. 

 

É importante lembrar que somente são considerados itens bons aqueles que ficaram bons na primeira vez, ou seja, aqueles itens que foram retrabalhados para atender às especificações ou aqueles itens que foram reclassificados, do tipo A para o Tipo B porque não atendeu às especificações de A, não são considerados itens bons.

95%

O índice OEE - World Class

Isso significa que a eficiência das melhores empresas do mundo está nesse nível.

Qual o índice OEE da sua empresa?

VSM - Value Stream Mapping

Mapeamento do Fluxo de Valor

O “Value Stream Mapping” (VSM) é a metodologia mais importante e normalmente a primeira a ser aplicada na implantação do projeto Empresa Enxuta.

Permite identificar a situação atual e planejar a situação futura de uma organização a partir da identificação, visualização e diagnóstico dos fluxos de valor, de materiais e de informações. Através do VSM podemos identificar e diferenciar as atividades que agregam valor, na ótica do cliente, daquelas que devem ser consideradas como desperdício e, portanto, eliminadas. A definição do estado futuro permite à identificação, priorização e planejamento da implantação de ações que levam a significativas reduções de desperdícios e de custos.

Sua empresa já fez o VSM?

TPM - Total Productive Maintenance

Manutenção Produtiva Total

O TPM objetiva a eliminação das causas das quebras e dos defeitos a fim de garantir a manutenção planejada e programada. Ele se baseia no comportamento humano e entende que o aumento da disponibilidade, fácil operação e manutenção das máquinas e equipamentos contribuem para manter um ambiente produtivo e com qualidade. É fácil perceber que o TPM acaba proporcionando um ambiente limpo, organizado e seguro, e, portanto, mais saudável. Por isto, costumamos dizer que seu objetivo principal é composto por três sub-objetivos: a “Quebra Zero”, o “Defeito Zero” e o “Acidente Zero”.

Principais Benefícios

  • Aumento da produtividade líquida de 50% a 100%;

  • Quedas de paradas repentinas em 90%;

  • Aumento global da eficiência da planta de 50% a 100%

  • Quedas de 90% nos defeitos de processos;

  • Redução dos custos de produção em até 30%;

  • Produtos e inventários de trabalho em processo (WIP) equilibrados;

  • Aumento das sugestões de melhorias por parte dos funcionários de 5 a 10x;

Sua empresa já possui o TPM?

A3 Report

Relatório A3

O A3 Report é uma ferramenta estruturada de solução de problemas e melhoria contínua, empregada pela primeira vez na Toyota e normalmente usada por praticantes de manufatura enxuta. Fornece uma abordagem simples e rigorosa, conduzindo sistematicamente para a resolução de problemas. Estruturada em um papel de folha única ISO - A3, também é conhecido como SPS, que significa "Systematic Problem Solving". Em nossos projetos gostamos de utilizá-la após o mapeamento de processos; de forma a definir uma situação desafio e ações para alcançar um estado futuro de ganhos rápidos e sólidos, utilizamos também após a entrega dos projetos na promoção de

eventos Kaizen.

ESCOLHA A MELHOR OPÇÃO "LEAN" PARA SEU NEGÓCIO 

EXPERIMENTE NO MÍNIMO 25%+ PRODUTIVIDADE

Escolhemos aqui algumas ferramentas de diagnóstico, implementação e ganhos rápidos, uma vez que o mundo da produtividade tem uma infinidade de ferramentas.

WGB CONSULTORIA

SOLUÇÕES INTELIGENTES PARA SEUS NEGÓCIOS

Business Office Valinhos | Rua João Bissoto Filho, 1724 I Ortizes

Business Office Jundiaí | Av. Juscelino Kubitschek de Oliveira, 1852 I Medeiros

(19) 3244-6433 | 98137-1225 | (11) 99707-5065

© 2020 WGB Consultoria. Powered by WGB.